CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
O Colégio Estadual Bráulio Sampaio – Ensino Médio está situado na área urbana do município de Mata de São João – Bahia, na Rua Deraldo Freitas, s/nº - Baixio, fone: (71)3635-3630 e-mail: ce_sampaio@ig.com.br. É mantida pelo Governo do Estado da Bahia, tendo por finalidade ministrar o Ensino Médio no turno Diurno e o Eixo Formativo VI e VII no turno Noturno.
O Colégio Estadual Bráulio Sampaio – Ensino Médio está situado na área urbana do município de Mata de São João – Bahia, na Rua Deraldo Freitas, s/nº - Baixio, fone: (71)3635-3630 e-mail: ce_sampaio@ig.com.br. É mantida pelo Governo do Estado da Bahia, tendo por finalidade ministrar o Ensino Médio no turno Diurno e o Eixo Formativo VI e VII no turno Noturno.
A Escola Estadual Bráulio Sampaio, foi criada pela portaria nº 6987 – D.O. de 17 e 18 de outubro de 1981, ministrando o Ensino fundamental I e II e Aceleração no turno noturno, em 2005 passou a ser ministrado o EJA (Educação de Jovens e Adultos) I e II.
A partir de 2007, conforme ato de autorização – Portaria nº 4100 – D.O. de 11 de abril de 2007 passou a oferecer o Tempo Formativo VI e VII no noturno, passando a denominar-se Colégio Estadual Bráulio Sampaio.
Dados cadastrais da Unidade Escolar:
Endereço Rua Deraldo Freitas s/n Baixio – CEP: 48280.000 Mata de São João – BA.Telefones (71) 3635-3630
E-mail Ce_sampaio@ig.com.br
Cadastro no MEC/Inep 29159539.
Autorização de funcionamento Port. 6987 D.O. 17 e 18/10/1981 e Port. D.O. 4100 de 11/04/2007.
Classificação IDEB Não temos esta informação .
Modalidades de ensino Ensino Médio Regular e Tempo Formativo III.
Quantitativo de alunos: 833.
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E PEDAGÓGICA
O Colégio Estadual Bráulio Sampaio funciona com a seguinte estrutura administrativa, financeira e pedagógica:
a) Direção Geral (Diretora e Vice) – tem a função de coordenar as atividades da Unidade Escolar estabelecendo medidas administrativas, financeiras, técnicas e de serviços gerais necessários para a organização e funcionamento do mesmo.
A atual gestão atua desde o ano de 2008 de forma participativa e transparente no planejamento das suas ações, na gestão financeira, nas reuniões pedagógicas, nos eventos educativos e culturais envolvendo todos os membros da comunidade escolar.
b) Coordenação pedagógica – é responsável pela execução da proposta pedagógica e desenvolvimento pelo dos objetivos educacionais, promovendo a aprendizagem intelectual, afetiva, ética, religiosa, social e política. Também desenvolve e cria métodos de análise para detectar a realidade e daí gerar estratégias para ação escolar, trabalhando em consenso com a direção geral, professores e educando, numa parceria de reflexão, de crítica e autocrítica.
Ajuda os professores nas escolhas dos materiais didáticos, nos métodos, técnicas e procedimentos de ensino, nos programas curriculares, nos projetos, no processo de avaliação e recuperação dos educando, na descrição dos objetivos educacionais e no próprio desempenho do professor.
c) Secretaria – é o setor que tem a seu encargo todo o serviço de escrituração escolar e correspondência do estabelecimento. O cargo de secretário é exercido por um profissional competente devidamente qualificado para o exercício dessa função de acordo com as normas da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
d) Equipe Administrativa – é responsável pela execução de tarefas de natureza burocrática, de manutenção e conservação do patrimônio, da segurança e do funcionamento das diferentes atividades do colégio, sejam associadas aos serviços administrativos, pedagógicos ou disciplinares.
e) Corpo docente – Os professores desta unidade escolar pautam-se por princípios de participação, diálogo e solidariedade. Atuam como profissionais e como cidadãos, utilizando conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social brasileira para estimular o aluno a compreender o contexto e as relações pertinentes ás disciplinas curriculares.
O trabalho do professor inclui ações como: orientar os alunos, gerir a classe, promover o processo ensino-aprendizagem, planejar, avaliar, dentre outras funções que propiciem a efetivação da ação educativa.
f) Colegiado Escolar – é o conselho formado pelos representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar local, de acordo com as normas definidas no seu estatuto. A atuação e representação de qualquer dos integrantes do Colegiado visa garantir a gestão democrática do ensino público, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processos administrativos, financeiros e pedagógicos no âmbito da Unidade Escolar.
EQUIPE ESCOLAR
A equipe desta Unidade Escolar é composta pelos seguintes membros:
Diretora: Darcilene Santos Pereira
Vices: Monica Pinto e Elce Argolo
Secretaria: Vera Lucia Baracho
Coordenadora: Fernanda
Professores:
Ana Lidia Eleotério Magalhães
Auda Maria de Jesus Alves
Dulceide Maria Barbosa dos Santos
Ednalva Ribeiro da Silva
Elce do Nascimento Argolo
Elke Alane Rangel Moura
Julia Alves Vieira
Juvenice das Candeias C. da Silva
Luiz Carlos Vieira Ribeiro
Maria do Carmo M. Short Fontes
Maria Yolanda da Silva Evangelista
Marly Alves da Costa Argolo
Rita de Cássia Almeida Santos
Rosenilda Santos Alves
Márcia Cavalcanti Carneiro Dias
Anderson Brito Simões
Jaqueline Costa Oliveira
Roberval F. de Souza Junior
Adelino Cerqueira de Souza
Arleide Rocha Santos
Magna Gomes Duarte
ESTRUTURA FISICA DA ESCOLA
O Colégio conta com 02 (dois) prédios, o primeiro com 04 (quatro) salas de aula, 02 (dois) banheiros, 01 (uma) cozinha, 01 (uma) sala do professor com banheiro. O segundo prédio tem 06 (seis) salas, sendo 04 salas de aula, 01 (uma) sala de leitura, 01 (uma) sala de informática com os computadores embalados aguardando a liberação da verba para adequação da mesma, 01 (uma) sala de professores, 01 (uma) cozinha, 01 (uma) pequena área de esporte, 01 (uma) secretaria, sala de direção, 04 (quatro) banheiros, pátio descoberto e muita área ociosa precisando de reforma para adequação do Ensino Médio e construção de uma quadra poliesportiva coberta para eventuais eventos esportivos e culturais com a participação da comunidade escolar e local.
O Colégio oferece o Ensino Médio, concebido como etapa final da Educação Básica, com duração mínima de três anos. O Ensino Médio está organizado em séries anuais, sendo a carga horária mínima do ano letivo de oitocentas horas, distribuídas por um número mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar. A duração de hora-aula para o ensino médio é de 50 minutos, independente do turno de funcionamento do curso.
No período matutino, conta com 08 (oito) turmas: 04 (quatro) turmas de 1ª série, 02 (duas) turmas de 2ª série e 02 (duas) turmas de 3ª série.
No período vespertino, conta com 04 (quatro) turmas de 1ª série.
No período noturno, atende o Ensino Médio: 01(uma) turma de 1ª série e o Tempo Formativo III com o Eixo Formativo VI e VII com: 04 (quatro) turmas do Eixo Formativo VI e 03 (três) turmas do Eixo Formativo VII.
PERFIL DOS ESTUDANTES
PERFIL DOS ESTUDANTES
Os nossos discentes têm um padrão de moradia na sua maioria de nível médio, condições financeiras de classe baixa a média. A estrutura familiar deixa muito a desejar, pois os pais não se envolvem no processo de ensino aprendizagem dos seus filhos, raramente participam das reuniões ou buscam a escola para saber se seus filhos estão participando freqüentemente as aulas e não participa das questões inerentes a gestão escolar. A sua maioria são católicos, moram na zona rural, tem pouco acesso ao lazer e cultura por morarem nestas localidades e poucos que moram dentro da cidade têm acesso à cultura e ao lazer. O Município não realiza eventos esportivos e enfrentam uma grande dificuldade no seu deslocamento para escola, principalmente em dias de chuvas, pois o acesso fica difícil pelas condições da estrada e o transporte escolar fica impossibilitado de transportá-los, quando às vezes são descriminados pelos responsáveis em transportá-los por serem estudantes da rede pública estadual e acharem que não tem direito ao transporte escolar, devido aos problemas constantes da política pública atual do município.
Além destas dificuldades os nossos discentes enfrentam dificuldades na aprendizagem na leitura e escrita, bem como na resolução de problemas nas ciências exatas, com isto se fez necessário a reconstrução do PPP, com o objetivo de conseguirmos superar estas dificuldades oferecendo-os uma educação de qualidade para ampliar os seus conhecimentos com a criação de ações para superar todas estas dificuldades.
PERFIL DA COMUNIDADE
PERFIL DA COMUNIDADE
O nosso Colégio se localiza numa comunidade de padrão médio com condições financeiras de classe baixa a média. Temos um comércio muito deficiente ao redor, uma infra-estrutura bastante deficiente em relação ao transporte; o saneamento básico não está adequado a realidade do local, falta uma reestruturação neste sentido; a segurança é deficiente, existindo constantemente arrombamentos na escola e em algumas casas e os órgãos responsáveis pela nossa segurança não tomam nenhuma providência para solucionar estes atos de vandalismo, mesmo sendo feitos os boletins de ocorrências; temos também problemas com drogas no entorno da comunidade que a cada dia que passa está se alastrando; o acesso a educação não é problema grande, pois temos várias escolas próximas a ela; a saúde de acordo com a comunidade é muito deficiente e ela enfrenta muita dificuldade para ter acesso a uma assistência com dignidade e respeito.
Darcilene
ResponderExcluirEstá bem divuldada a sua escola. Que ótimo que as pessoas tem a possibilidade de conhecer a instituição, por meio virtual.
Desejo que tenha muito sucesso, à frente da mesma, juntamente com sua equipe, professores e funcionários.
Um abraço
Helena